Galáxias

Tipo de galáxia

Via Láctea

Espiral

Elíptica

Elíptica

Irregular

Irregular

Espiral

Espirais: são as mais comuns e correspondem a dois terços de todas as galáxias conhecidas, uma delas a Via Láctea. As galáxias espirais possuem uma forma que se assemelha a um disco, composto por braços que a circundam, os quais podem sair diretamente de uma região central, denominada núcleo (espirais normais), ou de uma barra de estrelas que atravessa o seu centro (espirais barradas). Aparecem com uma cor branco-azulada e são compostas por gases, poeira e estrelas, havendo intenso processo de formação de novos astros no seu interior.

Elipicia

Elípticas: possuem forma circular e achatada. As galáxias elípticas são integradas por uma menor quantidade de poeira e gás quando comparadas às demais. Possuem estrelas muito antigas, e há pouca ou nenhuma atividade de formação de novos astros. Algumas das galáxias elípticas são muito alongadas, e as maiores delas chegam a até 300.000 anos-luz de diâmetro, de acordo com a Nasa. As menores, chamadas de galáxias anãs, são, no entanto, mais comuns. Aproximadamente um terço das galáxias do Universo tem formato elíptico, como Andrômeda.

Irregulares

Irregulares: como o próprio nome sugere, as galáxias irregulares não possuem um formato definido que permita uma classificação mais pormenorizada. São formações muito antigas, que apareceram anteriormente às elípticas e espirais. Elas são formadas por poeira e gases, e a sua forma irregular ocorre em função da influência do campo gravitacional de outras galáxias localizadas na sua proximidade. De acordo com a Nasa, esse tipo de galáxia era o mais abundante no início da composição do Universo e, em função disso, aquelas observadas hoje em dia são muito antigas.

Andrômeda

A vizinha mais famosa da Via Láctea é a galáxia de Andrômeda, também chamada de M31. Andrômeda é uma galáxia gigante em formato espiral e com extensão de 2 milhões de anos-luz de distância e 61 mil anos-luz de comprimento e conta com milhares de estrelas. Além da densa matéria escura, poeira e gases, a galáxia tem dois núcleos, descoberta recente a partir das observações do telescópio Hubble. Entre as explicações para os dois núcleos observados em Andrômeda está o fenômeno denominado “canibalismo entre galáxias”. Um dos núcleos de Andrômeda seria remanescente de uma galáxia engolida. A Agência Espacial Norte-americana (NASA) previu em 2012 que a colisão de Andrômeda com a Via Láctea acontece em quatro bilhões de anos. A essa altura, o Sol será arremessado a uma nova região da Via Láctea, que hoje está distante 2,5 milhões de anos-luz de Andrômeda. As duas galáxias se aproximam por atração mútua gravitacional e pela matéria escura e invisível que as rodeia. Após a colisão, as duas formarão uma galáxia única em formato elíptico e o nosso Sistema Solar ficará distante do núcleo que ocupa atualmente. Além de Andrômeda, a NASA previu que a galáxia Triângulo, também conhecida como M33, também vai colidir com a Via Láctea.

Tabela Comparativa das Galáxias

Tipo Exemplo Características
Espiral Via Láctea Estrutura em espiral com braços, muitas estrelas jovens.
Elíptica NGC 1132 Forma oval, poucas estrelas novas, mais antigas e vermelhas.
Irregular Magalhães Sem forma definida, presença de estrelas jovens e gás.